Consul in Florida guarantees unbreakable autotank repair

Cônsul honorário Caesar de Paço fez ontem doação. Em tempo de seca, autotanque tem garantido água às populações

Se o Natal é uma época de solidariedade, para o cônsul honorário de Portugal na Florida este tempo não é diferente do resto do ano. Na altura dos fogos que transformaram o Norte do país num inferno, já Caesar de Paço, alertado pelo seu braço direito, Maria João Ávila, e pela deputada do PSD, Teresa Morais, para as enormes necessidades que os bombeiros passavam, fizera um donativo generoso. Ontem de manhã, o açoriano emigrado há décadas nos Estados Unidos repetiu o gesto, oferecendo 16 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Carnaxide para que pudessem reparar o autotanque que esteve no combate aos fogos em outubro e agora, em período de seca, é usado para assegurar que as populações não ficam sem água.

“É uma ajuda de extrema importância”, afirmou Fernando Curto, presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, que recordou que este não foi o primeiro ato de solidariedade do cônsul honorário e que essa ajuda tem sido “fundamental para a instituição”.

Com capacidade para 38 602 litros, o maior autotanque do país, oferecido há 13 anos pela Câmara de Oeiras aos bombeiros – que esteve agora, até sexta-feira, a prestar uma preciosa ajuda às populações da zona de Mangualde e Viseu, levando-lhes água potável – estava há meses sem travão de mão. Sofrera ainda um rebentamento de pneu. Mas Ricardo, voluntário em Carnaxide, continuava a conduzi-lo, mesmo durante o seu período de férias, porque era preciso levar água de barragem em barragem, abastecer hospitais e depósitos para consumo. “É difícil, porque se trata de um veículo de 60 toneladas”, explicou, “e é antigo, o camião é de 1987”, junta o colega bombeiro António. Mas os riscos acrescidos não os impediram de cumprir a missão.

António e Ricardo fizeram ainda questão de mostrar ao cônsul o resultado do último donativo: uma dezena de caixas de botas antifogo (cujo preço ronda os 200 euros por par), equipamento de proteção individual que os bombeiros voluntários de Carnaxide conseguiram adquirir depois da sua última visita. Agora, “espero que o autotanque possa ser arranjado o mais rápido possível”, disse Caesar de Paço, quando entregou o cheque e agradeceu a lembrança oferecida pelos bombeiros, “em reconhecimento pela sua generosidade”.

Original Article >

2018 Summit Nutritionals International